top of page
Foto do escritorJuliana Closs

Sua empresa tem que ser maior do que você

Atualizado: 5 de jan.



Você já pensou como quer estar no futuro? Como se vê ou vê seu empreendimento daqui a 2 anos, 10 anos ou na sua velhice?


Se não pensou, pare essa leitura e liste agora, pois para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar que chegar é bom. E esse pode não ser o melhor lugar.


Muito bem. Agora que já tem seus objetivos traçados precisa pensar em como fará para alcança-los.  


Posso garantir que sem uma organização financeira você não chegará a lugar algum. E o pior é que sem uma organização financeira das suas finanças pessoais você acaba misturando suas finanças pessoais com a do seu empreendimento e sufocando o empreendimento.


Você pode me perguntar, mas qual o problema disso? Não vem do MEU trabalho? Não sou EU que sou remunerado?


O problema é que sua empresa precisa ter uma vida financeira própria e próspera para que seja capaz de sustentar suas finanças pessoais.


Sua empresa precisa ser maior do que você, afinal é ela que te sustenta, e não o contrário, embora você talvez não tenha consciência disso.


Entender que o que seu empreendimento fatura não é totalmente seu é vital. Uma parte desse valor é seu e vai incorporar suas finanças pessoais, mais uma outra parte é do seu NEGÓCIO. 


Enquanto negócio você tem despesas e reservas financeiras e de investimento que são específicas desse negócio, como por exemplo:

Locação do prédio ou do consultório, pagamento de secretária, do contador, seguro, marketing, imposto, limpeza e manutenção, café, material de limpeza e sanitização, compra de um equipamento, reserva para ampliação do prédio...


Esse negócio por sua vez vai pagar seu pró-labore dentro de um percentual saudável para esse empreendimento. 


Sinto dizer, mas você não pode pegar todo o dinheiro do seu negócio e pagar sua viagem de férias. Sua viagem de férias é responsabilidade de suas despesas pessoais, bem como a manutenção do seu carro e as despesas da sua casa. 


Entenda seu empreendimento como a “Galinha dos ovos de ouro” que precisa ser cuidada com muita responsabilidade.  Você não pode matar a Galinha dos Ovos de Ouro. 


Esse primeiro conceito é imprescindível:


As finanças precisam ser separadas, organizadas, pensadas e planejadas de forma separada. 


Você pode até não gostar, mas você é um colaborador do seu negócio e não o senhor absoluto dele. 


Agora que você já entendeu a importância de separar as finanças, você precisa organizar 2 coisas:


A primeira é ter contas bancárias separadas: uma para a pessoa jurídica e outra para a pessoa física.  Preferencialmente conta sem taxas mensais. 


E uma dica: para pessoa jurídica é importante um banco que não seja virtual. Pois caso você tenha a intenção de pleitear um financiamento, por exemplo, principalmente do governo federal ou estadual precisará ter um histórico de conta em um banco tradicional. Mas opte por uma conta de pacote básico. Sem taxas. 


A segunda é: tomar posse do controle de suas contas pessoais. 


Normalmente é o descontrole financeiro pessoal que leva ao caos o controle financeiro do negócio. 


Para entender como realizar seu controle financeiro pessoal acesse o link:https://www.espacocloss.com.br/post/n%C3%A3o-permita-que-o-descontrole-financeiro-pessoal-mate-seu-neg%C3%B3cio



Juliana Closs

Mentora de Gestão Financeira e de Processos

CEO do Espaço Closs


6 visualizações0 comentário

コメント


whatsapp Closs.png
bottom of page