O Tempo é o artigo mais valioso e escasso que temos hoje, não é mesmo? E você já parou para pensar o quanto desperdiçamos do tempo que nos falta?
Para que possamos fazer com que nosso tempo tenha o melhor rendimento, precisamos aprender a ser mais produtivos no tempo que temos, então, fique atenta nas dicas a seguir.
1.Utilize uma agenda: Pode ser o calendário do seu smartphone mesmo. Qualquer lugar de fácil consulta onde você agende todos os seus compromissos. E lembre-se de incluir na agenda as atividades pessoais como academia, salão de beleza, médico... tudo é compromisso e se você não agendar pode se esquecer e agendar atividades que se sobrepõem.
2. Faça uma seleção das tarefas de acordo com sua importância: Defina as prioridades: Comece pelas atividades urgentes, depois vá para as importantes e vá encaixando as demais. Cuidado para não protelar e transformar tudo em urgente.
3. Não fuja das atividades que você não gosta. Muitas vezes vamos deixando para depois aquilo que não gostamos até que chega um momento que isso vira uma urgência, precisa ser feito às pressas, com você sem tempo e sem paciência. Encare e faça logo o que precisa ser feito. Comece logo por elas.
4. Evite retrabalho. Liste tudo o que tem tido a necessidade de ser refeito ou recorrência de problemas. Dedique o tempo e a energia que forem necessários para sanar definitivamente a causa desses problemas. Analise a fundo, busque ajuda se necessário, mas pare de “jogar o problema embaixo do tapete” e dizer que está tudo certo. Não está. Problema que não é resolvido volta e cresce. Aquela poeirinha vira montanha e vai tomar muito mais tempo para ser resolvido. Encare de frente e resolva. Crie processos de trabalho, melhore o treinamento, escreva como deve ser executado...
5. Delegue, divida, peça ajuda! Essa dica é tão importante que vale por duas. Quando fizer a relação das atividades que precisa executar separe em duas listas: A lista do que só você pode fazer e a lista de tudo o que outras pessoas possam realizar, seja alguém da família, seus colaboradores, um serviço terceirizado, contratado.
6. Delegue, divida, peça ajuda! Já disse que essa dica vale por duas? Lembre-se: seu tempo é precioso demais para você gastar realizando atividades que outras pessoas possam realizar. Deixe o preciosismo de lado. O jeito do outro fazer pode não ser o seu jeito, mas também funciona. Confie. Sem ajuda é impossível crescer.
7. Não confunda produtividade com sobrecarga. Fazer várias coisas ao mesmo tempo não é ser produtivo, é estar sobrecarregado ou ser desorganizado. Faça uma coisa de cada vez. Comece e termine o que estiver fazendo. Tenha foco na execução. Não adianta começar um monte de atividades e não terminar nada. A lista de prioridades ajuda muito nessa organização.
Dica de ouro: Você não precisa contratar um novo colaborador administrativo para auxiliar nas atividades. Você pode contratar o serviço de uma secretária remota ou assistente virtual. Esse serviço assumirá as atividades administrativas delegáveis e aliviará sua carga. Quer saber se a contratação desse serviço é cara? Pense em quanto vale uma hora sua e o quanto a delegação dessas atividades pouparão do seu tempo, sem contar na qualidade do serviço prestado e maior agilidade na realização das atividades.
Conheça o serviço de Secretária Remota do Espaço Closs.
Juliana Closs
Mentora de Gestão Financeira e de Processos
CEO do Espaço Closs
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