top of page
Foto do escritorJuliana Closs

Gestão financeira não é um bicho de 7 cabeças

Atualizado: 5 de jan.


Se até a potência Americanas quebrou por falhas na gestão financeira, imagina você, que não quer nem ouvir falar em controle financeiro...


Preciso te contar uma coisa muito importante: empreendedora que não realiza, não gosta ou foge da gestão financeira não será próspera. 


Seu empreendimento somente será lucrativo se parar de tapar o sol com a peneira, de fugir do controle financeiro, de achar que para a gestão financeira é preciso ser um matemático ou o contador ou pior ainda, guardar lá no fundinho de seu ser que falar de dinheiro é sujo ou que é falta de humildade ter vontade de ser rico.


Fomos criados ouvindo dizer que dinheiro é sujo e precisamos quebrar isso. Entender que o dinheiro move o mundo, que não há mal algum em querer ser rico, que ter ambição não é de todo ruim.


E principalmente que amor pelo que você faz ou paixão pelo seu empreendimento não pagam suas contas. O trabalho precisar ser revertido em proporcionar uma boa vida e tudo que ela pode proporcionar para você e sua família. 


Por outro lado, você também NÃO deve se comportar um Marajá dos Emirados Árabes que sai gastando tudo o que recebe ou pior, gasta ainda antes de receber. 


Preciso te lembrar que só temos o que guardamos e não o que ganhamos e se gastamos sem planejamento, dinheiro algum será suficiente.  E que é preciso planejar o futuro. Você precisa planejar sua aposentadoria, pagar um seguro... e isso precisa ser feito agora, não quando adoecer ou estiver com 70 anos.


Um dos grandes problemas que acabam sufocando os pequenos empreendimentos é a falta do controle financeiro pessoal que pressiona os empreendimentos a pagar as despesas pessoais dos sócios sem que este empreendimento tenha condições para isso.  


Portanto, sinto dizer que pensar em finanças não é uma opção, é uma obrigação. E não é pensar em finanças de qualquer forma, mas de forma inteligente. 


Vou deixar aqui algumas perguntas para que você responda e reflita. 


  1. Daqui a 2 anos, como você quer estar? Qual seu principal objetivo?

  2. Como você pretende estar daqui a 10 anos?

  3. E sua velhice, como será?


Responda essas perguntas com muita consciência e pense: o que você está fazendo hoje para se preparar para esse futuro?


Assuma as rédeas do seu controle financeiro pessoal e de sua empresa. 


Acredite: Planejamento e controle financeiros não são nenhum bicho de 7 cabeças. 


Posso afirmar: Você já aprendeu coisa muito mais difícil do que isso!


Juliana Closs

Mentora de Gestão Financeira e de Processos

CEO do Espaço Closs


5 visualizações0 comentário

Commentaires


whatsapp Closs.png
bottom of page