Você sabia que normalmente é o descontrole financeiro pessoal que leva ao caos o controle financeiro do negócio?
E para que isso não aconteça, duas ações são extremamente importantes:
A primeira é ter contas bancárias separadas: uma para a pessoa jurídica e outra para a pessoa física. Preferencialmente conta sem taxas mensais.
E uma dica: para pessoa jurídica é importante um banco que não seja virtual. Pois caso você tenha a intenção de pleitear um financiamento, por exemplo, principalmente do governo federal ou estadual precisará ter um histórico de conta em um banco tradicional. Mas opte por uma conta de pacote básico. Sem taxas.
A segunda é: tomar posse do controle de suas contas pessoais.
Para o controle e planejamento financeiro pessoal, devemos considerar as despesas mensais e reservas financeiras.
Eu vou apresentar uma das metodologias para isso, mas você pode usar outra. Desde que, utilize alguma.
Eu uso o método 70/30.
Onde 70% da renda mensal vai para as despesas mensais e 30% para reservas e investimentos.
Nesse método, os 70% da renda mensal serão divididos da seguinte forma:
55% para os gastos essenciais (tudo aquilo que é imprescindível na sua vida)- aluguel, condomínio, plano de saúde, empregada/ diarista, comida, academia, vestuário, escola dos filhos, entre outros.
5% para o crescimento pessoal e profissional- aprimoramento, especialização, curso, congresso. Atenção: escola dos filhos, ou faculdade são gastos essenciais e não entram nessa cota.
10% para gastar com o que vc quiser. Aquele dinheiro gasto que você sabe que não vai levar a lugar algum mas dá um prazer enorme.
Esses são as despesas mensais: Fique atento! Se seus gastos estão ultrapassando 70% da sua renda, você tem 2 únicas alternativas e a segunda é sempre a mais eficiente:
Ganhe mais até que os gastos essenciais representem os 55% da sua renda
Enxugue os gastos, por mais difícil que possa ser
Os outros 30% serão destinados para:
10% para aposentadoria (previdência, seguro, investimentos)- Para o “você do futuro”.
20% Para metas futuras (médio e longo prazo)- Aqui entra a reserva para trocar de carro, comprar um imóvel, fazer aquela viagem dos sonhos.
Mas... aqui tem um porém. Você precisa ter uma reserva de emergência. Essa reserva deve cobrir 6 meses de suas despesas essenciais para nunca ser pego desprevenido. Você só guardará para as metas futuras após fazer essa reserva de emergência para 6 meses.
Nesse método, como pode ver, não tem dinheiro sobrando. Seu dinheiro estará sempre com um destino certo.
Estou deixando para você uma planilha em Excel para que vá preenchendo mensalmente.
Isso mesmo. É necessária uma planilha para organizar isso. Existem aplicativos que podem também auxiliar nesse processo, mas é fato que:
É preciso disciplina e foco para não deixar esse controle se perder.
E pode acreditar: quando começar a controlar suas finanças pessoais vai descobrir que gasta muito mais do que imagina e normalmente que ganha também mais do que acredita ganhar.
Tire um tempinho e preencha com cuidado essas informações, não tente esconder de você mesmo seus gastos. Pegue a fatura do cartão de crédito e o extrato bancário e seja absolutamente fiel.
Se tem gastos que não estão sendo revelados nem para você é sinal que tem muita coisa errada aí não é mesmo?
Preencha os últimos 3 meses e avalie como está. Onde precisa ser adequado e como ajustar.
Faça um compromisso com o seu “eu do futuro” e organize suas finanças para as reservas necessárias.
Dedique pelo menos 1 x/ semana para atualizar seus gastos pessoais.
Eu sei, talvez para você essa não seja a atividade mais legal da semana, mas...
Infelizmente nesse mundo não podemos nos dar ao luxo de fazer só que gostamos. Tem hora que fazemos o que é preciso para que um dia possamos continuar fazendo o que gostamos.
Já tem contas da pessoa física e da pessoa jurídica separadas? Já tem as reservas? Tem reserva de emergência para os 6 meses de gastos imprescindíveis, está poupando para a aposentadoria, tem os investimentos para as metas futuras? Está de parabéns.
Você com toda a certeza já está dormindo bem mais leve e respirando aliviado...
Se não, separe já as contas bancárias, preencha a planilha em anexo com as informações do mês passado, e delimite um prazo para alimentar os outros 2 meses anteriores.
Acesse a planilha de gestão financeira pessoal: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ltD7rijLs8y7xDIQH7GNuvfd2gKpr4Gp/edit?usp=share_link&ouid=110968445951836462174&rtpof=true&sd=true
Juliana Closs
Mentora de Gestão Financeira e de Processos
CEO do Espaço Closs
Comments